domingo, 27 de junho de 2010


A Copa do Mundo de 1998 na França

Pela segunda vez a França realizaria uma Copa do Mundo, sendo que a primeira foi em 1938 quando a Itália sagrou-se bicampeã. O destaque de investimento em infraestrutura foi a construção do moderno Stade de France, como capacidade para 80 mil espectadores.

Em campo, o grande destaque foi a consagração do francês Zinedine Zidanne, que marcou 2 gols na decisão contra o Brasil que deu o título da Copa do Mundo 1998 ao seu país. O Brasil também teve boa campanha, até a decisão quando foi dominado pela França e ficou com o vice-campeonato. A surpresa foi a seleção da Croácia, que conquistou o terceiro lugar batendo a forte Holanda.


Consciente que a seleção que havia conquistado a Copa do Mundo 1994 não havia empolgado, apesar do título, o técnico Zagallo montou uma equipe mais ofensiva. Na primeira fase o Brasil garantiu a classificação logo nos dois primeiros jogos com vitórias de 2x1 sobre a Escócia e 3x0 sobre o Marrocos. No terceiro jogo, já classificada, a seleção brasileira perdeu de 2x1 para a Noruega.

Nas oitavas-de-final uma vitória fácil de 4x1 sobre o Chile de Salas e Zamorano. Já nas quartas-de-final o jogo foi mais difícil, e o Brasil passou pela Dinamarca com 3x2 e gols de Rivaldo (2) e Bebeto. A semi-final contra a Holanda foi o jogo mais disputado. No tempo normal empate de 1x1 com gol brasileiro de Ronaldo. A prorrogação foi emocionante, mas terminou sem gols. Nos pênaltis, o Brasil venceu por 4x2 com grande performance do goleiro Taffarel.

Esperava-se que a final contra a anfitriã França fosse um jogo tão emocionante quanto a semi-final contra a Holanda. Porém, o que se viu foi uma seleção brasileira totalmente dominada, que não ofereceu perigo contra a França, e foi derrotada por 3x0. Grande confusão e polêmica cercaram os bastidores deste jogo devido ao fato de Ronaldo, o principal jogador brasileiro na ocasião, ter passado mal com convulsões no dia e ido ao hospital fazer exames. Inicialmente cortado para o jogo, Ronaldo foi ao estádio depois do hospital e acabou jogando. Muitos culpam o treinador Zagallo por ter escalado Ronaldo mesmo tendo convulsões no dia. Até hoje não se sabe ao certo o que aconteceu com Ronaldo, nem o quanto esse episódio contribuiu para a derrota do Brasil.

Os campeões da Copa do Mundo 1998

A França contava com uma das seleções mais fortes de sua história em 1998, rivalizando com a geração de 1982-86 liderada por Platini. Desta vez, o grande craque era o atacante Zinedine Zidane. Os franceses também tiveram um sistema defensivo muito bem montado e a boa fase do goleiro Barthez.

Os franceses passaram a primeira fase com 3 vitórias: 3x0 África do Sul, 4x0 Arábia Saudita, 2x1 Dinamarca. Depois, passaram pelo Paraguai (1x0), pela Itália nos pênaltis, e na semi-final pela surpreendente Croácia por 2x1. No jogo final, a França dominou o Brasil com surpreendente facilidade e venceu por 3x0, com dois gols de Zidane e um de Petti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário