domingo, 27 de junho de 2010


A Copa do Mundo de 2002 Japão e Coréia do Sul

Em 2002 pela primeira vez a Copa do Mundo de futebol foi disputada no continente asiática. Esta também foi a primeira vez que a organização da Copa do Mundo foi dividida por dois países: Japão e Coréia do Sul. Essas duas potências econômicas e tecnológicas asiáticas organizaram uma Copa do Mundo de primeiro nível.

Em campo, brilhou a seleção brasileira que conquistou sua quinta Copa do Mundo. A desacreditada Alemanha acabou conseguindo chegar até a final em grande parte graças às defesas do seu goleiro Oliver Kahn, surpreendentemente eleito o melhor jogador da competição ao invés dos brasileiro Rivaldo ou Ronaldo. Outro destaque foram os anfitriões sul-coreanos, apesar das arbitragens polêmicas, que ficaram na quarta colocação. Surpresa também para a seleção da Turquia, terceira colocada. Em uma Copa do Mundo de surpresas, as favoritas França e Argentina foram eliminadas na primeira fase.



A seleção brasileira, depois de vários anos conturbados e uma difícil eliminatória, teve uma participação brilhante na Copa do Mundo 2002 do Japão e Coréia do Sul. Na primeira fase o Brasil se classificou logo nos 2 primeiros jogos com vitórias de 2x1 sobre a Turquia e 4x0 sobre a China. No último jogo da primeira fase o Brasil com vários reservas venceu com boa atuação a Costa Rica por 5x2. Era o estilo “família Felipão”, com o técnico Luiz Felipe Scolari colocando todos os jogadores para atuar.

Na oitavas-de-final o Brasil bateu a Bélgica por 2x0. Já nas quartas-de-final um clássico contra a Inglaterra vencido por 2x1. Nesse jogo Ronaldinho Gaúcho, que teve uma ótima participação, foi expulso, desfalcando a seleção na semi-final. O adversário da semi-final foi a Turquia. Sem Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo teve que atuar mais recuado, e não teve a excelente performance dos jogos anteriores. O resultado foi um jogo difícil com vitória de 1x0 para o Brasil. Na final a confiante seleção brasileira enfrentou os grandes rivais alemães e sagrou-se pentacampeã com vitória de 2x0, gols de Ronaldo.
Os campeões da Copa do Mundo 2002

A seleção brasileira pentacampeã atuou com o esquema 3-5-2 que deu bastante segurança à defesa ajudada pela ótima fase do goleiro Marcos. No ataque brilharam Ronaldo Fenômeno, artilheiro da Copa do Mundo, e Rivaldo, melhor jogador brasileiro na competição. Uma deficiência era a ligação entre a defesa e o ataque, que ficava concentrada em Ronaldinho Gaúcho. Além de vencer, a seleção brasileira teve o mérito de apresentar um futebol alegre e bonito, bem diferente da criticada conquista de 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário